quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Raúl Castro, o irmão mais novo

Raúl Castro, 76 anos, está há quase meio século como número dois de Fidel. A simplicidade e franqueza de Raúl ao abordar os problemas do país despertou em muitos cubanos expectativas de melhorias econômicas durante o um ano e meio que substituiu interinamente Fidel.

Com seu vozeirão grave e pausado, o general afirmou que não há soluções mágicas e, sobretudo, que não se afastará nem um milímetro da linha política implantada por seu irmão. Raúl já advertiu que os Estados Unidos estão à espera de uma oportunidade para apagar o socialismo cubano do mapa. Ele foi o ministro de Defesa mais duradouro do mundo.

Se Fidel Castro sempre foi movido pelos problemas da humanidade, Raúl parece mais concentrado nas questões internas. Uma de suas prioridades é revigorar a agricultura para colocar mais alimentos na mesa dos cubanos e poupar para o país algumas centenas de milhões de dólares em importações.

Ele indicou ainda que pretende acabar com um "excesso de proibições" e, segundo alguns, estaria disposto a simplificar os trâmites migratórios e até liberar o mercado imobiliário e de automóveis. Outras reformas econômicas de maior profundidade, dizem analistas, não serão possíveis enquanto Fidel estiver vivo. "Todos gostaríamos de marchar mais rápido, mas nem sempre é possível", disse Raúl ao Parlamento, em dezembro de 2007.

Leia mais:
Renúncia de Fidel Castro

Como a história julgará Fidel?

Nenhum comentário: